Como começar um planejamento?
Para começar um planejamento de obras é nescessário ferramentas e profissionais para elaborar e trabalhar com essas ferramentas, e ter experiência e vivência do dia a dia na área. Algumas empresas aperfeiçoam alguns sistemas conforme sua nescessidade, mas existem métodos simples e complexos. Hoje existem vários livros sobre o assunto elaborados por profissionais e professores das áreas de Engenharia e Arquitetura.
Dicas de como começar um planejamento de obras:
EAP: Criação da estrutura análitica do projeto.
Organização: Organizar os eventos a serem realizados ( planejados ).
Métodos de Execução: Organizar as tarefas a serem realizadas em um cronograma com data inicio e data término com seus respectivos recursos como colaboradores, ferramentas, equipamentos.
Serviços de Apoio: Manter informado a produção de suas atividaes a serem realizadas.
Canteiro de Obra: Organizar um canteiro de obra eficiênte e de fácil acesso de trânsito.
Equipes de Trabalho: Formar equipes de trabalho que sejam comprometidas com o projeto e execução. Uma equipe bem coordenada e orientada realizam as tarefas com mais qualidade.
Programação: Parte importante do planejamento, no qual, irá mostrar as tarefas a serem realizadas com prioridade.
Controle: Controlar e acompanhar o andamento das tarefas realizadas com planilhas de acompahamento e execução de gráficos como curva "S" mostrando a real situação da obra, independente de estar em atraso ou no prazo. Um bom controle com informações corretas traz grandes beneficios ao empreendimento.
Suprimento: Manter sempre informado as informações de prazo de entrega dos materiais e equipamentos para que o cronograma e a programação bem como a obra num todo poça ser realizada dentro do prazo estabelecido.
MS Project
O MS Project para quem ainda não teve acesso ou conhecimento é um programa de gerenciamento de obras criado pela Microsoft, no qual, pode-se elaborar um cronograma detalhado da obra, podendo realizar o controle de avanço fisico, curvas "S" e diversas planilhas de controle. Este programa foi criado para facilitar o trabalho do planejamento com diversas informações que são usadas diáriamente pela empresa, é uma ferramenta de grande utilidade para o controle dos planejadores.
Access
Esse programa de banco de dados desenvolvido pela Microsoft, também é muito bom para todo tipo de controle como de pessoal, estoques de materiais, programação e controle de produção, no access é possivel criar qualquer tipo de programa para controle. Esse programa é uma grande ferramenta para qualquer empresa que queira ter um banco de dados bem organizado.
Profissionais da Construção Civil
O que seria da construção civil sem esses profissionais relacionados a baixo. São eles que fazem os projetos se tornarem realidade para o progresso e bem estar de todos.
Arquiteto - Engenheiro - Apontador - Armador - Azulegista - Carpinteiro - Mestre - Pedreiro - Pintor - Servente - Técnico em Edificações - Técnico em Planejamento. Todos citados nas suas funções e responsabilidades são importantes dentro do projeto.
O que é nescessário para construir uma obra?
Para realizar uma obra é nescessário principalmente projetos, esses projetos são compostos do Projeto Arquitetônico, Projeto Estrutural, Projeto Elétrico, Projeto Hidrossanitário e Projetos especiais. É apartir do projeto arquitetônico que serão realizados os demais, conhecidos como projetos complementares. O projeto arquitetônico é formado por Planta de Localização, Plantas Baixas, Cortes, Fachadas e Plantas de Detalhamentos. Projeto Estrutural é composto dos Projetos de Forma, Plantas de Armadura e Planta de Detalhes. O Projeto Elétrico vai mostrar tudo o que se refere a eletricidade, como dutos, caixas de entrada e fios, sendo mostrado na planta elétrica. Projeto Hidráulico é formado por desenhos de Planta Baixa, Estereograma. Projetos Especiais são os que mostram as Fundações, Impermeabilização, Telefonia, Gás, Sinalização e outros.
RDO - Relatório Diário de Obra
O RDO na obra é um dos mais importantes documentos, porque é nele que é registrado tudo o que ocorre na obra durante um dia de trabalho, como chuva, falta de materiais e outras paradas ocasionadas por diversos fatores, esse documento serve também para que no futuro da obra sirva como documento forte para pleito de aditivo juntamente ao cliente.